terça-feira, 2 de julho de 2013

Figueiredo Sobral (1926-2010) - in memoriam - Celebração do sagrado







Figueiredo Sobral (1926-2010)
in memoriam
Celebração do sagrado


"Se uma exposição ou, digo mais, uma obra se não impuser pela sua própria presença como bisonte de Altamira, não quero nada acrescentar."
F.Sobral

"Sou um surrealista barroco"
F.Sobral

1. Conheci Figueiredo Sobral nos finais dos anos 90. Estava eu a iniciar-me na pintura já com algumas experiências intervaladas - principalmente desenho - de há 20 anos até então. Foi nessa altura que o convidei a ir a minha casa para visitar o meu atelier. Éramos praticamente vizinhos, ele morava na rua de Angola e eu na do Zaire na zona dos Anjos em Lisboa. Quiseram os caminhos que só nos encontrássemos naquela data. Desde então ficámos amigos. A partir daí encontrávamo-nos com frequência, desde o simples café até às patuscadas e mariscadas. Na troca de impressões sobre arte pude testemunhar ser um homem de sólida cultura artística, desde os antigos até às vanguardas. Era também habitual jogarmos umas partidas de xadrez em minha casa ou em sua juntamente com outros amigos. A estes encontros e saídas juntava-se muitas vezes a sua mulher, a Elsa (Elsa Rodrigues dos Santos).
Nunca me esquecerei de algumas indicações e segredos de ofício que me foram transmitidos por ele logo que observou os meus trabalhos. "Vagueia-se o olhar um tanto geometricamente em linhas até se encontrar um ponto virtual a partir do qual se redelineiam outras linhas. E a obra está a nascer". Foi mais ou menos por estas palavras que um dia me descreveu o difícil processo de enfrentamento da tela branca.
Se era costume ser tratado no respeitante à sua produção plástica por 'Mestre Figueiredo Sobral' nos círculos artísticos e intelectuais que frequentava, pode dizer-se que também revelou mestria nas letras (crítica, textos livres sobre arte, escrita para teatro e poesia; ver artigo no DN, 15/8/2010 por A.Lobato Faria). Foi sócio da SLP (Sociedade da Língua Portuguesa). Não deixarei por isso de o citar ilustrando assim a sua arte da palavra. Não esquecendo o habitual uso de poemas e palavras nas suas pinturas.
Aguardemos com expectativa a publicação do seu inédito de poemas "O Touro e a sua legenda". Honra-me referir que chegou a escrever, por vontade própria, um interessante texto para catálogo de uma exposição individual que realizei.
2. Mas é sobre a sua obra plástica que este meu texto irá incidir. Sendo que a palavra e a imagem mantêm laços inauditos e secretos. Quero destacar nela alguns aspectos que me parecem muito interessantes.
Começo pelos seus espantosos "Cristos" que evocam o primevo, o inaugural da expressão plástica desta figura. Como se viessem dos primórdios do cristianismo, quer dizer, do espírito elemental dos chamados "primeiros cristãos", traduzindo o despojamento e a desolação do início da manifestação da imagem cristã (ver nota no final).
Evidentemente que muitas leituras, muitas vertentes se manifestam na obra plástica de Figueiredo Sobral. Entre outras, por exemplo, os extraordinários serviços e peças de chá, trabalhados em pintura com o relevo tão característico de grande parte da sua criação. Essas chaleiras, xícaras e bules, na sua objectualidade, por outras palavras, na sua força objectal ontológica lembram, por vezes, embora noutros materiais expressivos, os objectos nas pinturas a óleo do artista italiano Giorgio Morandi (1890-1964). Em ambos vagando e vogando numa leve distorção animada cujo despojamento é uma espécie de vazio que enche o espaço das coisas.

3. As suas linguagens oscilam e atravessam o sagrado o profano, o angélico e até o demoníaco. Há no seu trabalho um fascínio pelo que se poderia chamar a liberdade da magia. Daí as feiticeiras, os estranhos gatos, os vultos de demónios, as sombras, etc. Mostrando assim a inquietação e a complexidade do mundo e dos humanos: "Estive e estou louco por pintar todos os quadros do mundo, sem copiar nenhum como construção do vertiginoso mosaico do fascinante infinito matemático que somos" (F. Sobral).
Por vezes aquilo que à primeira vista se nos pode afigurar como expressividade um tanto tosca e mesmo um pouco grotesca, vem corroborar a sua atenção ao primordial e ao primitivo. Mas, em contrapartida, há a percepção do seu delicado gesto pictórico com o estilete e o pincel num traço, num contorno como, por exemplo, nas suas muitas "meninas". Meninas em aguarelas, em pastel, em desenho, em escultura e em pintura. Figueiredo Sobral tinha a consciência da tensão e do jogo dessas forças. Por isso não lhe agradava um "demasiado perfeccionismo", expressão que um dia usou quando visitámos uma exposição que lhe parecia recair nessa "obsessão pelo acabamento final".
O papel de Eros, ou seja, a força erótica é patente naquelas "meninas" que, ora se manifestam na sua nudez e condição natural, ora nas suas metamorfoses. É o caso de uma bela e fina estatueta vertical em massa pétrea com as habituais patines que um dia vira em sua casa e que se intitulava: "Menina cavalo".
A obra está em tumulto, brotando num espaço que de uma maneira ou de outra delimita mas que o artista quer romper. Daí os Proteus, e os "míticos heróis", seres de metamorfose, de multiplicação e simulacros primitivos mitológicos que tentam escapar ao espaço da obra entrando em jogo e em tensão vital com o espaço espiritual do autor: "Este igualmente o oceano que me tenta para lá da aventura cumprida pelos míticos heróis de onde emergimos como seus simulacros, reencarnados no ímpeto do desejo criativo das substâncias puras sem morte" (F. Sobral).
Múltiplos rostos, relógios, ícones e asas. O principial, a multiplicação das coisas e dos seres, e o tempo brotando na força genesíaca e do caos. Fugindo mas jogando com a estaticidade e condição da linguagem pictórica e escultórica: "A figuração/transfiguração do "quantus" proteuco, isto é, o deus da transformação, o deus dos imensos rostos repartidos por variadíssimos universos duma linguística das formas impossíveis, dos fractais e suas estranhas matemáticas, eis o continente e o conteúdo onde me embrenho" (F. Sobral).

4. O abstracto espreita também no seu trabalho, quer em linhas geométricas nas aguarelas e colagens, quer no modo emblemático de certas telas sobrepostas ou figuras geométricas em relevo e texturas invocando estranhos e misteriosos redutos de chegadas e partidas.
Recordo-me de há uns anos ver uma exposição sua na qual constavam quadros um tanto enigmáticos. Alguns de pequenas dimensões, sugerindo talismãs ou portais, selados mas ao mesmo tempo paradoxalmente abertos. Por um lado, pela força que irradiavam para fora, para o espaço em volta, e por outro, por veicularem uma espécie de passagem que transformava o próprio dentro do quadro como um portal para outro fora. Alguns dos tons utilizados eram 'bordeaux' e castanhos fortes, bem como uns cinzas. Uma asa ou um ícone aqui ou ali espreitavam. Tempo, espaço, nascimento, morte, transformação frequentam o seu processo criativo. Os paradoxos do antes e do depois sobrevoam não sem inquietação a sua obra: "É esta a viagem que escolho na vertigem da descoberta de tornar conhecido o que antes da revelação era inexistente, como pertencendo a um outro campo virtual oferecido à encarnação de ícone" (F.Sobral).
O elemento barroco ("sou um surrealista barroco") nos dourados e metalizados deve jogar-se com a outra componente, a das sombras, das cores mais austeras e baças que Figueiredo Sobral usou em contraponto. Quer na alternância de várias obras confrontadas entre si, quer no espaço intrínseco de cada uma enquanto tal. Só assim se poderá avaliar a força de certos contrastes. Por isso será importante ter-se uma ideia das várias fases da sua produção ao longo das décadas que dedicou às artes plásticas. Esperamos que um dia se possa fazer um inventário em catálogo dessas diversidades para não se cair em reducionismos de etiqueta.

"Ah, artistas, meus companheiros, como poderemos roubar a morte à vida senão pelas novas verdades que enfrentam as procelas que Pandora aprisiona na sua caixa de mistérios hiantes! "
(F.Sobral)

Figueiredo Sobral era um amante da vida. Bem hajas Zé! Noutros mundos (lá), que já adivinhavas (cá) com os teus Proteus.

Luís Tavares
Artista plástico. Licenciado em Filosofia. Agosto de 2010.



Este texto foi publicado no site da Sociedade da Língua Portuguesa:

Curriculum artístico de Luís Tavares:
 
Nota. Não sendo um entendido na matéria, gostaria de chamar a atenção para eventuais críticas a um determinado ponto, que é o seguinte. Faz-se referência neste texto aos cristãos primitivos ou primeiros cristãos. Sabe-se que não se cultivava a imagem de Cristo na Cruz. As suas linguagens artísticas consistiam em símbolos como a cruz, o peixe, Cordeiro Pascal e um Bom Pastor ilustrando reenviando a Jesus, e outros ícones representando santos e anjos, etc. Poderá parecer um erro ao fazer alusão ao cristianismo primitivo com ícones de Cristo na Cruz. Todavia, a ideia é mais a de estabelecer um paralelo com uma certa criação de formas um tanto toscas adoptadas propositadamente por Figueiredo Sobral. Assim, a ideia que nos levou a encontrar esta relação quase pré-icónica, foi a de estabelecer pontes, entre estas formas meio primárias e toscas, como formas nascentes, e o que ainda não existia como ícone, quer dizer com a inexistência da figura de Cristo na Cruz naquele período histórico, nomeadamente referindo-nos à arte nas famosas catacumbas. Donde a expressão usada, “desolação”, tendo a ver com a vida que levavam naqueles sítios que, embora fechados, eram desolados.








Na primeira exposição individual de Luís Tavares no IPJ (Instituto Português da Juventude) em 1999.
Luís Tavares e Figueiredo Sobral 

Texto de Mestre Figueiredo Sobral sobre a pintura de Luís Tavares:

Luís Tavares é um jovem que se iniciou há algum tempo. Atraído pelas técnicas mistas, na boa companhia do falecido Pollock, fascina-o o gestualismo, incorporando as tintas, sem abandonar leituras figurativas, em jogos cromáticos.
Neles afiguram-se perfis de animais pré-históricos ou motivos taurinos, inspirados nas pinturas rupestres, descobertas nas cavernas europeias ou, em Altamira, no seu célebre Bisonte.
A linha definidora surge aqui no desejo duma escrita quase hieroglífica, geralmente num traço de cor forte, vermelho, azul ultramarino e prússia, sobre fundos amarelos. Escrita que busca o primordial na História antiga, mas rejuvenesce-se no moderno fauvismo.
As cabeças fossilizadas dos antigos uros, isto é, os primitivos touros, brotam dos deserto inventivos, corporizando-se em matérias enriquecidas e ferramentas diversificadas, compondo a arquitectura dos espaços das suas telas.
A magia das máscaras, os mitos orientais ou o mistério do nascimento são outros dos temas que enobrecem o seu imaginário artístico.

Figueiredo Sobral (1999) 
Texto publicado no catálogo da exposição individual de Luís Tavares na galeria municipal de Arruda dos Vinhos (2001).


Sem comentários:

Enviar um comentário